Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5387
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo e jornalista: como e para quê?
Autor(es)/Inventor(es): Lisboa, Carolina Furtado
Orientador: Nóra, Gabriela
Resumo: Reflexão sobre o papel do jornalismo e do jornalista em contexto digital, articulando teoria e prática a partir do estudo da realidade da redação do site Inesquecível Casamento, veículo especializado no qual jornalistas se utilizam das técnicas de SEO em suas rotinas produtivas, influenciadas fortemente pelos robôs das ferramentas de busca e, consequentemente, pelos leitores – que se torna pretexto para discutir algumas questões profundas e complexas. Em tempos digitais, nos quais se faz um uma produção altamente segmentada, o jornalismo cumpre sua função social? E em meio a mudanças na relação emissor-receptor e a perda do lugar exclusivo de produtor de conteúdo, não seria necessária uma ressignificação da profissão jornalista? Será que a transformação do cenário (“das mídias de massa à massa de mídias”) muda, de fato, o jornalismo que se faz (ou fazia?) e o jornalista? No esforço de entender algumas dessas questões, a pesquisa se constrói através de uma revisão bibliográfica que engloba, entre outros, pensamentos acerca da comunicação de massa de Thompson (2007), uma tentativa de definir notícia por Sodré (2009), critérios de noticiabilidade e estudos de newsmaking segundo Wolf (2002), comunicação segmentada a partir do trabalho de Nóra (2011), a forma de construção jornalística segundo a crítica de Genro Filho (1987) e o papel do jornalista pensado por Traquina (2004), Ramonet (2013) e Meditsch (2015).
Palavras-chave: Jornalismo digital
Mídia social
Formação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mar-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LISBOA, Carolina Furtado. Jornalismo e jornalista: como e para quê? 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLisboa.pdf672.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.