Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5429
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da contaminação em água subterrânea pela disposição de rejeitos industriais: estudo de caso - Centres (Queimados-RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Daniela Vasconcelos
Orientador: Silva Júnior, Gerson Cardoso da
Coorientador: Eger, Glauco Zely da Silva
Resumo: A disposição inadequada de resíduos sólidos industriais tem sido umas das principais causas de contaminação ambiental. No Rio de Janeiro, o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CENTRES) foi criado, em 1988, no município de Queimados com a proposta de destinação adequada de resíduos industriais, porém, a proposta inicial não foi realizada e o pátio de estocagem se transformou em uma das principais áreas contaminadas do estado. Neste local, toneladas de resíduos industriais foram armazenadas de forma inapropriada e sem nenhuma fiscalização. Os latões contendo rejeitos químicos foram enterrados ou dispostos em superfície, onde sofreram vazamentos e ocasionaram o contato de metais e compostos orgânicos com o solo. O CENTRES teve seu funcionamento interrompido em 1998 e desde então, ocorreram diversas campanhas de monitoramento para avaliação dos danos ambientais. Este trabalho avalia três campanhas investigativas realizadas no local: o diagnóstico ambiental realizado pela empresa Stratageo em 2011, a pré-remediação que ocorreu em 2013 e a pósremediação em 2016, sendo esta a última campanha investigativa no pátio de estocagem do CENTRES. Com base nas informações obtidas nesses relatórios, foram analisados os teores de metais totais e compostos orgânicos da última etapa de investigação, a pós-remediação, e comparados com as ações anteriores a fim de avaliar a redução das concentrações desses compostos.
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Aterros indústriais
Contaminação
Água subterrânea
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACHADO, D.V.pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.