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Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: A influência dos doadores de campanha nos rumos da política urbana do Rio de Janeiro: o caso Porto Maravilha
Autor(es)/Inventor(es): Pires, Thalita Cogo
Orientador: Santos Junior, Orlando Alves dos
Resumo: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o papel das empresas privadas no processo decisório da cidade do Rio de Janeiro, a partir das evidências de que as empresas doadoras de recursos para a campanha de Eduardo Paes (PMDB) à Prefeitura do Rio de Janeiro têm participação importante no projeto Porto Maravilha. Isso acontece dentro de um contexto influenciado pelo planejamento estratégico, conceito de gestão de cidades dominante na capital fluminense atualmente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e o levantamento de dados de doações de campanha fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os dados mostram que as empresas vencedoras da licitação do projeto Porto Maravilha doaram vultosos recursos para o PMDB, partido do prefeito Eduardo Paes. A conclusão é de que, ainda que essas transações tenham sido feitas dentro da lei, é preciso avaliar esse tipo de financiamento sob à luz dos princípios democráticos, que são abalados quando a maior parte do financiamento eleitoral do país é feito por grandes empresas.
Resumo: The objective of this work was to reflect on the role of private companies in the decision making process of the city of Rio de Janeiro, based on the evidence that the companies donors of resources for the campaign of Eduardo Paes (PMDB) to the City of Rio de Janeiro have participation important in the Porto Maravilha project. This happens within a context influenced by the strategic planning, concept of dominant city management in the capital of Rio de Janeiro today. The methodology used was the bibliographic review and data collection of campaign donations provided by the Superior Electoral Court. The data show that the companies winning the bidding for the Porto Maravilha project donated huge resources to PMDB, the party of Mayor Eduardo Paes. The conclusion is that, even if these transactions were done within the law, this type of financing needs to be evaluated in the light of democratic principles, which are shaken when most of the country's electoral financing is done by large companies.
Palavras-chave: Financiamento de campanha eleitoral
Renovação urbana
Planejamento territorial urbano
Rio de Janeiro (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::POLITICA URBANA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Abr-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Política e Planejamento Urbano

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