Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5466
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Efeito da concentração de sais na resistência ao cisalhamento de amostras de areia das dunas do Peró, Cabo Frio, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ana Cristina de Jesus da
Tutor: Borges, Andrea Ferreira
Tutor : Medeiros, Pedro Henrique Calçada de
Resumen: Dunas são importantes ecossistemas com fauna e flora típicos. Entretanto, a ação antrópica, através da remoção da vegetação e construções urbanas, pode interferir no processo natural de migração de dunas. Parâmetros como umidade, velocidade do vento e exposição à névoa salina interferem nesse processo. Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito da presença de sais trazidos pela névoa salina na estabilidade de dunas costeiras. O local escolhido para o estudo foi as Dunas do Peró, município de Cabo Frio, RJ. Foram realizados experimentos para a caracterização da areia, através da determinação da densidade dos grãos e da análise granulométrica por peneiramento. O comportamento mecânico da areia também foi observado neste projeto, através da medida da resistência ao cisalhamento, que é função do atrito e da coesão entre os grãos. Areias podem apresentar coesão aparente, em função do teor de umidade e da presença de sais, devido à sução. Em geral, a sucção total dos solos é dividida em duas parcelas, sucção osmótica e sucção matricial. Enquanto a primeira está relacionada à concentração de sais na água dos poros, a segunda está relacionada ao teor de umidade, à matriz do solo, às dimensões dos poros, ao tipo de partícula e ao seu arranjo estrutural. Variações na sucção osmótica, como por exemplo, a diluição do sal nos poros devido a um evento pluviométrico, têm efeito no comportamento mecânico do solo; quanto maior a concentração de sais nos poros, maior é a sucção osmótica e, portanto, maior a resistência ao cisalhamento do solo. Foram realizados ensaios de cisalhamento direto in natura e com solução salina 35% a fim de comprovar o efeito do sal na coesão entre as partículas.
Materia: Dunas costeiras
Cabo Frio (RJ)
Geologia de Engenharia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, A.C.J.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.