Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5495
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um simulador do processador sapiens no NODEMCU (ESP8266)
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Eduardo Naccache Martins da
Orientador: Silva, Gabriel Pereira da
Resumo: O projeto desenvolvido consiste num simulador do código de máquina do processador hipotético Sapiens para ser rodado no NodeMCU, uma placa de desenvolvi-mento que conta com o ESP8266, um chip de baixíssimo custo que possui Wi-Fi. Foi montado um circuito numa protoboard com dispositivos para permitir uma interação com o simulador, como um display, um keypade botões. Como o ESP8266 possui Wi-Fi e pode se conectar à rede, também foi desenvolvida uma interface web, bem mais completa, que permite um acompanhamento melhor da execução e depuração do programa, além de possuir mais dispositivos de entrada/saída e recursos como break points. Foram feitas adições a instruções do Sapiens, de modo que seja possível controlar o valor dos pinos do NodeMCU diretamente pelo programa em execução no simulador. Com isso, é possível desenvolver programas para o Sapiens em linguagem de montagem para interagir com dispositivos físicos na protoboard, como LEDs, speakers e displays. Espera-se, assim, despertar um maior interesse dos alunos em disciplinas de Ciência da Computação como Circuitos Lógicos, Arquitetura de Computadores e, ainda, disciplinas eletivas como Internet das Coisas.
Palavras-chave: Processamento de dados
Simulação de sistemas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO
Departamento: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5495
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Naccache.pdf810,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.