Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5495
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um simulador do processador sapiens no NODEMCU (ESP8266)
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Eduardo Naccache Martins da
Tutor: Silva, Gabriel Pereira da
Resumen: O projeto desenvolvido consiste num simulador do código de máquina do processador hipotético Sapiens para ser rodado no NodeMCU, uma placa de desenvolvimento que conta com o ESP8266, um chip de baixíssimo custo que possui Wi-Fi. Foi montado um circuito numa protoboard com dispositivos para permitir uma interação com o simulador, como um display, um keypade botões. Como o ESP8266 possui Wi-Fi e pode se conectar à rede, também foi desenvolvida uma interface web, bem mais completa, que permite um acompanhamento melhor da execução e depuração do programa, além de possuir mais dispositivos de entrada/saída e recursos como break points. Foram feitas adições a instruções do Sapiens, de modo que seja possível controlar o valor dos pinos do NodeMCU diretamente pelo programa em execução no simulador. Com isso, é possível desenvolver programas para o Sapiens em linguagem de montagem para interagir com dispositivos físicos na protoboard, como LEDs, speakers e displays. Espera-se, assim, despertar um maior interesse dos alunos em disciplinas de Ciência da Computação como Circuitos Lógicos, Arquitetura de Computadores e, ainda, disciplinas eletivas como Internet das Coisas.
Materia: Processamento de dados
Simulação de sistemas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-jun-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Eduardo Naccache.pdf810.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.