Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5526
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As práticas de controle interno da controladoria geral do município do estado do Rio de Janeiro à luz da estrutura de Coso I e do Intosai
Autor(es)/Inventor(es): Braga Neto, Antonio de Oliveira
Orientador: Revoredo, Márcia Maria Oliveira
Resumo: O presente trabalho busca avaliar as práticas de controle interno da Controladoria Geral do Município da Cidade do Rio e Janeiro (CGMRJ) à luz de COSO I e da INTOSAI, o que possibilitará investigar se as práticas de controle interno da CGMRJ, um órgão público municipal, estão à luz do Committe of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO I) e da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI). Sob a hipótese: A CGMRJ tem suas práticas em acordo com o que formula o COSO I e a INTOSAI?. Torna-se essencial dados acerca de Gestão Pública, numa maior extensão de dados, com base em uma visão mais atual de se ter um adequado conceito que direcione para os anseios da população, principal beneficiária dos serviços públicos. Abordar sobre Controle Interno amplia o rol de informações essenciais para enriquecer a pesquisa, essa tendo como objetivos principais girando em torno da descrição das práticas de controle da CGMRJ; da identificação desses controles internos; e, se as práticas de controle investigadas estão em acordo com os modelos do COSO I e da INTOSAI. Trazer os referenciais teóricos do COSO I e da INTOSAI é a forma e a oportunidade de comparar um modelo adotado por diversos países, ofertando um modelo pronto e em processo de evolução direcionado para o trato com o controle interno da gestão pública. Enfim, será apresentada sumariamente a CGMRJ e se esse Órgão Municipal está inserido no contexto moderno de Controle Interno e se os benefícios de sua atuação real ou potencial se reverterão diretamente para o bem da população carioca.
Palavras-chave: Gestão Pública
Controladoria
Controle Interno
Committe of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission
Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOBragaNeto.pdf776.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.