Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5610
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de protocolo para a expressão heteróloga de proteínas: clonagem e sequenciamento da região codificante de proteína ligadora de odor de antena de Rhodnius prolixus
Autor(es)/Inventor(es): Brito, Nathália Faro
Orientador: Melo, Ana Claudia do Amaral
Coorientador: Pinheiro, Anderson de Sá
Resumo: A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é uma infecção crônica e debilitante, frequentemente fatal, que afeta atualmente milhões de pessoas da América Latina. Causado pelo protozoário Trypanosoma cruzi, o mal de Chagas é transmitido principalmente por insetos da subfamília Triatominae, conhecidos popularmente como barbeiros. A olfação é uma das modalidades sensoriais que permite aos insetos interpretar o meio ambiente. Diversas proteínas participam desse processo, dentre as quais as mais importantes são as proteínas ligadoras de odor, denominadas OBPs. O objetivo deste estudo foi estabelecer um protocolo inicial para a expressão heteróloga de proteínas ligadoras de odor (OBPs) de antena de Rhodnius prolixus. Com o auxílio de ferramentas de bioinformática, foram selecionadas algumas OBPs no transcriptoma do R. prolixus, cujas sequências de nucleotídeos foram utilizadas como base para desenhar oligossacarídeos iniciadores necessários para as reações de amplificação. Inicialmente, o RNA total foi extraído de 50 pares de antenas, tratado com RNAse e usado para sintetizar cDNA . A amplificação das regiões de interesse do cDNA foi feita por reação em cadeia da polimerase, utilizando os oligonucleotídeos iniciadores desenhados especificamente para cada OBP, com posterior análise e purificação dos produtos de PCR por eletroforese em gel de agarose 1%. Essa região foi ligada em vetor de clonagem pGEM T Easy e inserida por meio de transformação química em células de Escherichia coli. O DNA plasmidial foi purificado e, após sequenciamento, foi confirmada a presença de um inserto cuja sequência apresentou um alto grau (99%) de similaridade com a proteína ligadora de odor estudada. O entendimento de características de proteínas envolvidas no sistema olfativo de R. prolixus é de grande importância no desenvolvimento de novas formas de controle vetorial que sejam específicas para esse inseto, na tentativa de minimizar qualquer tipo de agressão a outras espécies ou ao meio ambiente.
Palavras-chave: Rhodnius prolixus
Clonagem
Doença de Chagas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NFBrito.pdf882.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.