Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5643
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A arte e a educação como processos culturais: uma luta por direitos humanos no Complexo da Maré
Autor(es)/Inventor(es): Candido, Manuela Gomes Silva
Orientador: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Coorientador: Cassol, Paula Dürks
Resumo: Diante da pouca efetividade da noção tradicional dos direitos humanos e da necessidade de repensá-los, nesta pesquisa pretendo abordar uma nova perspectiva sobre esses direitos, apresentando a teórica crítica de Joaquín Herrera Flores, que enxerga os direitos humanos como resultados sempre provisórios de processos culturais de luta por dignidade. Por meio das teorias de Terry Eagleton, Stuart Hall e Herrera, demonstrarei como as ideias hegemônicas de cultura funcionam como meio de dominação para manter as estruturas vigentes. No entanto, é possível reagir, criar, transgredir, ressiginificar e transformar aquilo que é imposto. Neste trabalho, discorrerei sobre como podemos fazer isso por meio da arte e da educação ensinada por Paulo Freire. Abordarei ainda, a questão da educação no contexto específico do ensino jurídico, atentando para a necessidade de uma reformulação, como propõe Roberto Lyra Filho. Para tanto, irei relatar a minha experiência no projeto de extensão “A Arte e a Luta por Direitos Humanos no Complexo da Maré”, que tem como objetivo promover debates sobre direitos humanos com jovens da Maré, por meio de produções artísticas, e utilizando a pedagogia de Freire. A partir desse relato, pretendo demonstrar como as ideias abordadas nesta monografia foram trabalhadas e construídas na prática e como minha vivência como extensionista foi importante para a minha formação crítica na Faculdade de Direito da UFRJ.
Palavras-chave: Direitos humanos
Mediação cultural
Artes
Educação
Complexo da Maré (Rio de Janeiro, Brasil)
Derechos humanos
Mediación cultural
Educación
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Departamento: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CANDIDO, Manuela Gomes Silva. A arte e a educação como processos culturais: uma luta por direitos humanos no Complexo da Maré. 2018. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
URI: http://hdl.handle.net/11422/5643
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGSCandido.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.