Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5647
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Internet e democracia: redes centralizadas e espontâneas nos protestos do 15M
Autor(es)/Inventor(es): Seto, Kenzo Soares
Tutor: Santini, Rose Marie
Resumen: Analisa a relação entre as características colaborativas da internet herdadas do seu desenvolvimento histórico e sua arquitetura com os protestos organizados através da web. Nesse sentido, apresenta-se a história de desenvolvimento da internet, assim como das diferentes leituras teóricas que associaram o seu surgimento com uma possibilidade de ampliação da democracia baseada em movimentos espontâneos, participativos e descentralizados. Em seguida, contrastamos estas posições com os fundamentos da teoria de redes que descreve sua estrutura como altamente centralizada e de distribuição desigual. Por fim, recuperamos o histórico das mobilizações sociais que utilizaram a internet desde a década de 1990 para analisar as manifestações contemporâneas a partir do estudo de caso do protesto espanhol conhecido como 15M em 2011.
Materia: Internet
Movimentos sociais
Ativismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-may-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SETO, Kenzo. Internet e democracia: redes centralizadas e espontâneas nos protestos do 15M. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KSeto.pdf770.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.