Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5647
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Internet e democracia: redes centralizadas e espontâneas nos protestos do 15M
Autor(es)/Inventor(es): Seto, Kenzo Soares
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Analisa a relação entre as características colaborativas da internet herdadas do seu desenvolvimento histórico e sua arquitetura com os protestos organizados através da web. Nesse sentido, apresenta-se a história de desenvolvimento da internet, assim como das diferentes leituras teóricas que associaram o seu surgimento com uma possibilidade de ampliação da democracia baseada em movimentos espontâneos, participativos e descentralizados. Em seguida, contrastamos estas posições com os fundamentos da teoria de redes que descreve sua estrutura como altamente centralizada e de distribuição desigual. Por fim, recuperamos o histórico das mobilizações sociais que utilizaram a internet desde a década de 1990 para analisar as manifestações contemporâneas a partir do estudo de caso do protesto espanhol conhecido como 15M em 2011.
Palavras-chave: Internet
Movimentos sociais
Ativismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Mai-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SETO, Kenzo. Internet e democracia: redes centralizadas e espontâneas nos protestos do 15M. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSeto.pdf770.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.