Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5716
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Produção de enzimas hidrolíticas por fermentação em estado sólido para utilização em detergentes enzimáticos especiais
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Taissa Ferreira de Oliveira
Orientador: Freire, Denise Maria Guimarães
Coorientador: Santos, Anderson Fragoso dos
Resumo: A utilização de enzimas em produtos de limpeza e, especificamente, em detergentes enzimáticos é cada vez maior. Desta forma, é cada vez mais importante a busca de enzimas eficientes para esta aplicação e de alternativas para a produção destas enzimas, como a Fermentação em Estado Sólido (FES). Esta forma de fermentação é desenvolvida há séculos e apresenta diversas vantagens, dentre elas esta a possibilidade de utilizar resíduos agroindustriais como meio de cultivo. A utilização da FES para a produção de enzimas se encaixa como uma ótima alternativa ao Brasil, devido à grande produção agroindustrial do país. Neste trabalho foi utilizado o fungo filamentoso Aspergillus oryzae para a produção de enzimas hidrolíticas para aplicação em detergentes enzimáticos especiais e o meio de cultivo utilizado foi uma combinação de 70% de torta de dendê e 30% de fibra. Os detergentes enzimáticos são produtos destinados a limpeza hospitalar e devem conter, necessariamente, protease, podendo ser adicionados de outras enzimas hidrolíticas. As enzimas produzidas na FES foram extraídas com água e o extrato enzimático obtido apresentou 11,6 U/mL de atividade proteolítica, 4,6 U/mL de atividade amilolítica, 1,64 U/mL de atividade lipásica e 0,3 U/mL de atividade celulolítica, na temperatura de 50ºC e pH 6. A estabilidade térmica das enzimas produzidas na FES também foi avaliada nas temperaturas de 40 e 50ºC, por 2 horas e as enzimas hidrolíticas mantiveram sua atividade enzimática nessas temperaturas. Além disso, verificou-se a compatibilidade e estabilidade térmica da protease produzida quando a mesma foi adicionada a formulação de detergentes enzimáticos comerciais. Os resultados obtidos foram promissores para a futura aplicação desse pool enzimático de baixo custo na formulação de detergentes enzimáticos especiais. Em paralelo ao trabalho experimental também foi realizado o monitoramento tecnológico da aplicação de proteases em detergentes e composições de limpeza por meio da análise de patentes na plataforma Orbit®. As análises indicaram que essa tecnologia é bem estabelecida, devido ao grande número de depósitos e que Japão, Estados Unidos e China são os maiores detentores dessa inovação. A principal empresa depositante no Brasil e no mundo é a Procter & Gamble (EUA).
Palavras-chave: Enzimas eletrolíticas
Fermentação
Detergentes enzimáticos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taissa Ferreira de Oliveira Souza.pdf645.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.