Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5774
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de sais de cozinha e alguns alimentos fontes de Magnésio por Espectrofotometria de Absorção Atômica com fonte contínua de Xenônio
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Pedro Henrique Oliveira
Orientador: Medeiros, João Alfredo
Coorientador: Carvalho, Maria Lucia Couto Corrêa Pinto
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa mostrar as diferenças nutricionais de alguns alimentos mais comuns presentes na alimentação brasileira e procurar evidenciar uma problemática menos explorada que possa explicar o número de pessoas com hipertensão. Foi traçado um paralelo entre o consumo de determinados alimentos que possuam mais Magnésio, Sódio, Cálcio e Potássio em diferentes regiões do país e a relação de pessoas com doenças cardiovasculares nessas mesmas regiões. O perfil mineral foi determinado através de digestão ácida das amostras e analisado por Espectrofotometria de Absorção Atômica de Fonte Contínua de Alta Resolução (HR CS-AAS); para sódio, potássio, cálcio e magnésio, turbidimetria para sulfato e potenciometria para cloreto. Os resultados evidenciam as diferenças entre os alimentos refinados ou processados quanto à quantidade de nutrientes, sobretudo quanto às quantidades de magnésio, que são em torno de cinco vezes maiores no arroz integral e duas vezes na farinha de mandioca que no arroz branco, e potássio, que são quatro vezes maiores no arroz integral e três vezes maiores na farinha de mandioca quando comparadas ao arroz branco. No caso dos sais refinados, perde-se a maior parte dos nutrientes após o processo de limpeza e refino, com maiores perdas para magnésio, cálcio e sulfato. A partir do cenário de hipertensão apresentado, os resultados obtidos sugerem ligação entre a carência de outros metais e o número de hipertensos no país, permitindo novas oportunidades para investigação do problema sem se limitar ao consumo excessivo de sódio.
Palavras-chave: Nutrição
Hipertensão
Magnésio
Sódio
Potássio
Cálcio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Departamento: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5774
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHOBorges.pdf253,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.