Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5774
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise de sais de cozinha e alguns alimentos fontes de Magnésio por Espectrofotometria de Absorção Atômica com fonte contínua de Xenônio
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Pedro Henrique Oliveira
Tutor: Medeiros, João Alfredo
Tutor : Carvalho, Maria Lucia Couto Corrêa Pinto
Resumen: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa mostrar as diferenças nutricionais de alguns alimentos mais comuns presentes na alimentação brasileira e procurar evidenciar uma problemática menos explorada que possa explicar o número de pessoas com hipertensão. Foi traçado um paralelo entre o consumo de determinados alimentos que possuam mais Magnésio, Sódio, Cálcio e Potássio em diferentes regiões do país e a relação de pessoas com doenças cardiovasculares nessas mesmas regiões. O perfil mineral foi determinado através de digestão ácida das amostras e analisado por Espectrofotometria de Absorção Atômica de Fonte Contínua de Alta Resolução (HR CS-AAS); para sódio, potássio, cálcio e magnésio, turbidimetria para sulfato e potenciometria para cloreto. Os resultados evidenciam as diferenças entre os alimentos refinados ou processados quanto à quantidade de nutrientes, sobretudo quanto às quantidades de magnésio, que são em torno de cinco vezes maiores no arroz integral e duas vezes na farinha de mandioca que no arroz branco, e potássio, que são quatro vezes maiores no arroz integral e três vezes maiores na farinha de mandioca quando comparadas ao arroz branco. No caso dos sais refinados, perde-se a maior parte dos nutrientes após o processo de limpeza e refino, com maiores perdas para magnésio, cálcio e sulfato. A partir do cenário de hipertensão apresentado, os resultados obtidos sugerem ligação entre a carência de outros metais e o número de hipertensos no país, permitindo novas oportunidades para investigação do problema sem se limitar ao consumo excessivo de sódio.
Materia: Nutrição
Hipertensão
Magnésio
Sódio
Potássio
Cálcio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ene-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PHOBorges.pdf253.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.