Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5785
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dc.contributor.advisorLuz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.authorMello, Bernando Peixoto-
dc.date.accessioned2018-11-21T19:06:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:11Z-
dc.date.issued2016-03-06-
dc.identifier.citationMELLO, Bernardo Peixoto. Twith Plays Pokémon Red: um estudo de caso sobre a inteligência coletiva. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5785-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAmbiente colaborativopt_BR
dc.subjectComunicação eletrônicapt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.titleTwith Plays Pokémon Red: um estudo de caso sobre a inteligência coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.contributor.referee2Saramago, Luciano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209197983026055pt_BR
dc.description.resumoAnalisa as contribuições resultantes do experimento online Twitch Plays Pokémon Red, realizado em fevereiro de 2014, organizado horizontalmente com códigos de sociabilidade voláteis, estrutura referencial que está no cerne da rede mundial de computadores. Desde os primeiros estágios de evolução da Internet, coexistem o potencial de mobilização da rede, de um lado, e o temor de uma anomia causada pela diluição do controle de instituições sociais como o Estado e a religião, de outro. Em Twitch Plays Pokémon Red os sujeitos buscam perceber a si mesmos como agente e produto, atuando nos destinos do próprio grupo em que estão inseridos. O experimento em questão envolveu centenas de milhares de participantes trabalhando simultaneamente online, para solução de um jogo desenvolvido com base em tradicional game japonês, Pokémon Red. O projeto foi surpreendentemente resolvido graças à criação de vínculos entre os jogadores, movidos pelo desejo de trazer sentido a um cenário marcado pela aleatoriedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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