Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5785
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Twith Plays Pokémon Red: um estudo de caso sobre a inteligência coletiva
Author(s)/Inventor(s): Mello, Bernando Peixoto
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Analisa as contribuições resultantes do experimento online Twitch Plays Pokémon Red, realizado em fevereiro de 2014, organizado horizontalmente com códigos de sociabilidade voláteis, estrutura referencial que está no cerne da rede mundial de computadores. Desde os primeiros estágios de evolução da Internet, coexistem o potencial de mobilização da rede, de um lado, e o temor de uma anomia causada pela diluição do controle de instituições sociais como o Estado e a religião, de outro. Em Twitch Plays Pokémon Red os sujeitos buscam perceber a si mesmos como agente e produto, atuando nos destinos do próprio grupo em que estão inseridos. O experimento em questão envolveu centenas de milhares de participantes trabalhando simultaneamente online, para solução de um jogo desenvolvido com base em tradicional game japonês, Pokémon Red. O projeto foi surpreendentemente resolvido graças à criação de vínculos entre os jogadores, movidos pelo desejo de trazer sentido a um cenário marcado pela aleatoriedade.
Keywords: Jogos
Ambiente colaborativo
Comunicação eletrônica
Mitologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Mar-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELLO, Bernardo Peixoto. Twith Plays Pokémon Red: um estudo de caso sobre a inteligência coletiva. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMello.pdf477.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.