Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5788
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo do extrato aquoso de casca de cebola como inibidor de corrosão para o aço-carbono 1020 em diferentes meios
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Kelly Cristina Ribeiro
Tutor: D´Elia, Eliane
Resumen: Este estudo avaliou a ação inibidora do extrato aquoso de casca de cebola na corrosão do açocarbono 1020 em solução 1 mol L-1 de HCl e em meio altamente salino. Foram realizados ensaios de perda de massa com variação de tempo, concentração e temperatura, eletroquímicos de curvas de polarização anódica e catódica e de impedância eletroquímica, além de análise da superfície do aço carbono por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e teste para quantificação de compostos fenólicos. No meio ácido, os ensaios gravimétricos, apresentaram um aumento da eficiência de inibição com o tempo de imersão, concentração do extrato e temperatura. Os ensaios gravimétricos com variação de temperatura na presença do extrato mostraram uma diminuição da energia de ativação aparente associada ao processo de corrosão em relação ao branco, caracterizando assim, um mecanismo de adsorção química. A adsorção se adequou à Isoterma de Langmuir. Os ensaios de impedância eletroquímica mostraram que os valores da resistência de transferência de carga aumentaram na presença de inibidor, atingindo 94% de eficiência de inibição na presença de 300 mg L-1 do extrato. O deslocamento do potencial de corrosão e a ação inibitória em ambas as curvas de polarização anódica e catódica mostraram que o extrato da casca de cebola atuou como inibidor do tipo misto. A análise de superfície evidenciou a ação protetora do extrato pela menor rugosidade da superfície. Para o meio altamente salino, foram realizados ensaios gravimétricos e ensaios eletroquímicos. Os ensaios gravimétricos em diferentes concentrações apresentaram uma eficiência satisfatória de no máximo 73%. Os ensaios de impedância eletroquímica mostraram que os valores da resistência da transferência de carga aumentaram na presença do inibidor, atingindo 82,3% na presença de 400 mg L -1.
Materia: Casca de cebola
Inibidor de corrosão
Aço-carbono 1020
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::ELETROQUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-feb-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Kelly Cristina Ribeiro Ferreira.pdf736.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.