Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/5875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bartholomeu, Cézar Tadeu | - |
dc.contributor.author | Barbosa Junior, Luiz Henrique Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-28T14:09:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA JUNIOR, Luiz Henrique Duarte. Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/5875 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Amaral, Tarsila do | pt_BR |
dc.subject | Oiticica, Hélio | pt_BR |
dc.subject | Memética | pt_BR |
dc.title | Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982042022247556 | pt_BR |
dc.description.resumo | Por meio de três objetos: Abaporu; Seja Marginal, Seja Herói e Meme será apresentado um arco histórico que simboliza a brasilidade. No contexto do modernismo antropofágico precisou-se criar um mito para que a arte moderna iniciasse no Brasil, Tarsila, contrariando as expectativas da burguesia, cria um mito nativista e que sublinha o problema da exploração étnica e social do país. No contexto da Marginália, Oiticica contraria o conservadorismo social e o poder do estado de forma mais aberta. No Meme da contemporaneidade, o humor e a dependência da “viralização” da ideia, mostra um país influenciado pelo sistema hegemônico, mas que por meio da ironia mostra a insatisfação e preocupação com a aparente posição de repouso dos sujeitos. O trabalho analisa a brasilidade por meio desses símbolos, a leitura estética de cada artista e do seu momento político, social e como a elite fundadora do país influencia a formação de cada alegoria. Por fim, a análise apontará o que há em comum nas três alegorias, o que ajuda a entender a história da brasilidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBarbosajunior.pdf | 347.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.