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http://hdl.handle.net/11422/5875
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa Junior, Luiz Henrique Duarte |
Tutor: | Bartholomeu, Cézar Tadeu |
Resumen: | Por meio de três objetos: Abaporu; Seja Marginal, Seja Herói e Meme será apresentado um arco histórico que simboliza a brasilidade. No contexto do modernismo antropofágico precisou-se criar um mito para que a arte moderna iniciasse no Brasil, Tarsila, contrariando as expectativas da burguesia, cria um mito nativista e que sublinha o problema da exploração étnica e social do país. No contexto da Marginália, Oiticica contraria o conservadorismo social e o poder do estado de forma mais aberta. No Meme da contemporaneidade, o humor e a dependência da “viralização” da ideia, mostra um país influenciado pelo sistema hegemônico, mas que por meio da ironia mostra a insatisfação e preocupação com a aparente posição de repouso dos sujeitos. O trabalho analisa a brasilidade por meio desses símbolos, a leitura estética de cada artista e do seu momento político, social e como a elite fundadora do país influencia a formação de cada alegoria. Por fim, a análise apontará o que há em comum nas três alegorias, o que ajuda a entender a história da brasilidade. |
Materia: | Identidade nacional Alegoria Amaral, Tarsila do Oiticica, Hélio Memética |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | BARBOSA JUNIOR, Luiz Henrique Duarte. Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018. |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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