Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5875
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa Junior, Luiz Henrique Duarte
Tutor: Bartholomeu, Cézar Tadeu
Resumen: Por meio de três objetos: Abaporu; Seja Marginal, Seja Herói e Meme será apresentado um arco histórico que simboliza a brasilidade. No contexto do modernismo antropofágico precisou-se criar um mito para que a arte moderna iniciasse no Brasil, Tarsila, contrariando as expectativas da burguesia, cria um mito nativista e que sublinha o problema da exploração étnica e social do país. No contexto da Marginália, Oiticica contraria o conservadorismo social e o poder do estado de forma mais aberta. No Meme da contemporaneidade, o humor e a dependência da “viralização” da ideia, mostra um país influenciado pelo sistema hegemônico, mas que por meio da ironia mostra a insatisfação e preocupação com a aparente posição de repouso dos sujeitos. O trabalho analisa a brasilidade por meio desses símbolos, a leitura estética de cada artista e do seu momento político, social e como a elite fundadora do país influencia a formação de cada alegoria. Por fim, a análise apontará o que há em comum nas três alegorias, o que ajuda a entender a história da brasilidade.
Materia: Identidade nacional
Alegoria
Amaral, Tarsila do
Oiticica, Hélio
Memética
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BARBOSA JUNIOR, Luiz Henrique Duarte. Análise das alegorias da brasilidade: Abaporu; seja marginal, seja herói e meme. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018.
Aparece en las colecciones: História da Arte

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