Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/5878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.authorDantas, Daniel da Costa-
dc.date.accessioned2018-11-28T17:07:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:41Z-
dc.date.issued2016-03-06-
dc.identifier.citationDANTAS, Daniel da Costa. Curtindo a copa: o facebook dos craques no mundial do Brasil. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/5878-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogadores de futebolpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleCurtindo a copa: o facebook dos craques no mundial do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez Junior, Fernando Ewerton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356730160050199pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Nilo Sergio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228pt_BR
dc.description.resumoInvestiga de que forma três dos mais importantes jogadores do futebol atual utilizaram a rede social Facebook durante o período de 32 dias em que foi disputada a Copa do Mundo de 2014, um dos eventos esportivos de maior audiência já registrada. Os atletas pesquisados foram o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, e o brasileiro Neymar Jr., selecionados como os três melhores jogadores de futebol do ano de 2015, em votação realizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A escolha do Facebook como fonte de análise é motivada pelo fato desta ser a rede social com o maior número de usuários no mundo. Analisando as publicações realizadas pelas páginas do trio de esportistas, tentamos compreender de que maneira esse meio de comunicação vem sendo usado por atletas considerados celebridades, ressaltando a importância do uso consciente desta ferramenta em um momento de crescente espetacularização do esporte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DDantas.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.