Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/587
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comunicação e os novos papéis sociais da mulher: o caso do reposicionamento da Avon
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ana Carolina R.
Orientador: Refkalefsky, Eduardo
Resumo: O trabalho proposto é um estudo de caso do reposicionamento da Avon Products, Inc. no início dos anos 90 e seus reflexos na subsidiária brasileira. O reposicionamento da empresa faz-se necessário quando a empresa percebe, mesmo que tardiamente, que seu público-alvo se transforma: a partir dos anos 70, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, a empresa encontra cada vez menos mulheres dispostas a trabalhar meio expediente, e as vendedoras passam a não encontrar suas clientes em casa. O estudo traz um breve histórico da empresa, no mundo e no Brasil, e outros fatores responsáveis pela necessidade de se reformular sua comunicação. Faz uma revisão teórica sobre os conceitos envolvidos no estudo para avaliar os métodos da empresa: o conceito de vendas pessoais, de posicionamento e suas aplicações, composto de comunicação no contexto da Avon e a mudança de papéis da mulher na sociedade e suas conseqüências no ambiente de mercado. O estudo foca o novo composto de comunicação, desenvolvido tendo em vista essa nova realidade da mulher. O estudo aborda, também, a eficácia do novo posicionamento adotado.
Palavras-chave: Marketing
Comunicação
Marca de produtos
Identidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jun-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Ana Carolina R. Comunicação e os novos papéis sociais da mulher: o caso do reposicionamento da Avon. 2007. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
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