Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5894
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Memoria criadora: dialogos possiveis entre Grotowski e Bergson
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Julia Medina Velloso de
Orientador: Ferraz, Maria Cristina Franco
Resumo: Discute e investiga as possíveis relações e aproximações entre a visão bergsoniana da memória e a ideia de corpo-memória de Grotowski. Ao mesmo tempo em que para o filósofo, a memória não consiste em regresso ao passado, mas algo que acontece no presente e se dá a partir de uma ação do corpo, de forma reatualizada, para o diretor polonês, o corpo todo é memória. Entende-se aqui a memória como instrumento de criação, como força capaz de agir sobre o corpo. Como referência, foram escolhidos, além dos nomes-chave para essa pesquisa, autores que trabalharam ao lado do diretor teatral e vivenciaram na prática o trabalho desenvolvido, assim como pensadores atuais das problemáticas do corpo, da memória e do trabalho do ator. A metodologia inclui a análise dos livros citados, assim como a própria experiência da autora no teatro.
Palavras-chave: Memória
Grotowski, Jerzy
Bergson, Henri
Expressão corporal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Mai-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Julia Medina Velloso de. Memoria criadora: dialogos possiveis entre Grotowski e Bergson. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOliveira.pdf850.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.