Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5907
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O modelo de tributação brasileiro à luz de “o capital no século XXI”: a aplicabilidade da análise de Piketty a fim de pensar uma forma mais justa e democrática de tributar
Autor(es)/Inventor(es): David, Amanda Zahié Rostum
Tutor: Colares, Laís Gramacho
Resumen: Analisa a teoria desenvolvida por Thomas Piketty, na quarta parte de sua obra “O Capital no Século XXI”, diante da realidade brasileira. A problemática consiste em verificar de que forma suas propostas se coadunam com o modelo constitucional aqui vigente e se as mesmas são economicamente viáveis no cenário nacional a fim de diminuir os níveis de desigualdade social e promover a justiça fiscal por meio da tributação. Para realizar essa análise jurídico-econômica, serão trazidos outros autores que confirmam e que contrapõem as ideias do economista francês.
Materia: Direito tributário
Desigualdade de renda
Política fiscal
Tributação
Piketty, Thomas
Tax law
Fiscal policy
Inequality
Taxation
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DAVID, Amanda Zahié Rostum. O modelo de tributação brasileiro à luz de “o capital no século XXI”: a aplicabilidade da análise de Piketty a fim de pensar uma forma mais justa e democrática de tributar. 2018. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AZRDavid.pdf734.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.