Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5930
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização teórico-experimental de ligações de Enxofre em aminoácidos utilizando mecânica molecular, degradação térmica e técnicas espectroscópicas
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Lygia Silva de
Orientador: Souza, Gerardo Gerson Bezerra de
Resumo: Os aminoácidos, proteínas e outras estruturas biológicas são, muitas vezes, submetidas a elevadas cargas de radiações como o ultravioleta, raios-x, elétrons de alta energia, etc. Essas radiações, em sua maioria, modificam estruturalmente tais moléculas, e são muito empregadas na constituição de biomateriais buscando um aumento da biocompatibilidade com o organismo. As moléculas orgânicas contendo enxofre possuem ampla atividade biológica. O aminoácido Cisteína e sua forma oxidada, a Cistina possuem importante papel na estabilização da conformação proteíca e mudanças nas suas estruturas, podem destruir, desnaturar ou mutar estas estruturas, causando danos para a proteína e, consequentemente, para a célula. O uso da modelagem molecular permite gerar estruturas de forma a determinar o comprimento de ligações e a barreira de potencial energético. Partindo de um modelo inicial simples utilizando mecânica molecular para facilitar a otimização de geometria pode-se chegar a uma estrutura plausível tanto dos dois aminoácidos e ainda pode-se utilizar a modelagem para prever a barreira de potencial energético para o rompimento das ligações contendo enxofre. A análise termogravimétrica é uma técnica utilizada para observar a variação da perda massa de uma substância em função da temperatura enquanto esta é submetida a uma programação controlada, permitindo determinar as faixas de temperatura onde ocorrem a degradação da amostra. A espectroscopia vibracional no infravermelho e a ressonância magnética nuclear baseiam-se na absorção de radiação eletromagnética por átomos ou moléculas, enquanto a fluorescência de raios-x baseia-se nas transições eletrônicas entre níveis atômicos internos dos átomos que ocorrem ao incidir raios-x sobre a amostra. Com a utilização destas técnicas em conjunto é possível caracterizar as amostras de L-Cisteína e L-Cistina com maior precisão e predizer o comportamento das ligações de enxofre nestes aminoácidos na presença diferentes formas de radiação eletromagnéticas. O estudo das ligações do enxofre nestes aminoácidos é fundamental para compreender o envolvimento destas moléculas em sistemas biológicos. No presente trabalho serão caracterizadas as ligações enxofre-hidrogênio e enxofre-carbono no aminoácido L-Cisteína e das ligações enxofre-enxofre e enxofre-carbono no aminoácido L-Cistina na presença de radiação eletromagnética utilizando espectroscopia no infravermelho, ressonância magnética nuclear de 13C e fluorescência de raios-x; análise térmica das amostras utilizando termogravimetria e termogravimetria derivada; e determinação estrutural teórica dos aminoácidos utilizando como metodologia a mecânica molecular (MM+), incluindo o cálculo da energia potencial das ligações.
Palavras-chave: Ligações de Enxofre
Aminoácidos
Espectroscopia
Análise térmica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lygia Silva de Moraes.pdf557.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.