Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5973
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização de feições estruturais em um testemunho de sondagem nas coquinas da formação Morro do Chaves (Bacia de Sergipe-Alagoas)
Autor(es)/Inventor(es): Portella, Andressa Yumi
Tutor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Tutor : Mendes, Marcelo da Silva
Resumen: A caracterização de fraturas em reservatórios carbonáticos é de grande importância no entendimento da produção de campos de petróleo, nos quais o principal meio permoporoso é controlado por estruturas deformacionais rúpteis, as fraturas. A intensidade de fraturamento influencia no fluxo de fluidos dentro de um reservatório, sendo significantes para a capacidade e performance do mesmo. A Formação Morro do Chaves, de idade Jiquiá (Barremiano/Aptiano), é constituída de coquinas intercaladas a siltitos, arenitos e folhelhos, depositados em um ambiente lacustre. Podem ser consideradas análogas a rochas-reservatório de campos localizados nas bacias de Santos e Campos. O estudo foi realizado na Pedreira Atol, no município de São Miguel dos Campos, Alagoas, com o objetivo da caracterização da ocorrência de fraturas nessa formação, através da descrição de testemunhos e lâminas delgadas. Os dados adquiridos foram tratados estatisticamente e correlacionados a diferentes aspectos litológicos, texturais (ligadas a porosidade, dissolução e cimentação) e petrofísicos (a partir de dados de ensaios de porosidade efetiva e permeabilidade absoluta de plugues e curvas de perfis petrofísicos). Assim, foram identificados quatro fatores geológicos que podem ter um papel importante no controle da formação de fraturas: composição, argilosidade, porosidade e presença prévia de estilolitos. Dentre as características relacionadas à maior ocorrência de fraturas nessas rochas, estão: litologias com pouco conteúdo de argila, maior cimentação, menor porosidade, e por vezes com presença de estilolitos. Este estudo representa o primeiro passo para a modelagem de fraturas como suporte para estudos de geomecânica e a simulação de fluxo em reservatórios carbonáticos complexos fraturados
Materia: Coquinas
Fraturas
Testemunho
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PORTELLA, A.Y.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.