Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/5981
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Petrografia, Calcografia e Microtectônica do depósito Salobo, Província Mineral de Carajás, Sudeste do Pará, Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Prado, Eric Bernard Gonçalves
Tutor: Seoane, José Carlos Sícoli
Tutor : Tavares, Felipe Mattos
Resumen: O depósito Salobo é um depósito do tipo Iron Oxide Copper Gold situado no cinturão cupro aurífero da Província Mineral de Carajás, sudeste do Pará. Situado ao longo do lineamento do cinzento de evolução polifásica, trata-se de o maior de depósito de Cu-Au de uma série de ocorrências similares na Província Carajás. As rochas hospedeiras da mineralização possuem idades meso- a neoarqueanas e já foram atribuídas a rochas metavulcanossedimentares do Sgr. Itacaíunas, como também gnaisses neoarqueanos Igarape Gelado e do complexo Xingu. Independentemente de sua natureza as rochas hospedeiras se encontram intensamente deformadas e apresentam vasta alteração hidrotermal. Os principais litotipos descritos são quartzogranada- magnetita-grunerita xisto, biotita-granada-quartzo xisto e ortognaisses, por vezes os litotipos estão tão alterados hidrotermalmente o que torna difícil o reconhecimento de sua natureza, sendo caracterizados como hidrotermalitos. Os hidrotermalitos apresentam duas gerações, uma apresenta minerais de mais alta temperatura deformados em regime dúctil a dúctilrúptil, já a outra minerais de mais baixa temperatura não deformados. No depósito ocorrem 3 famílias de estruturas (D1, D2 e D3) formadas diferentes níves crustais. D1 e D2 são associadas a metamorfismo regional e deformação dúctil a dúctil-rúptil, D3 a deformação francamente rúptil e hidrotermalismo. Também observou-se distintas petrotramas associadas a estas estruturas. As relações de corte e superposição para cada petrotrama remontam a uma história geológica de deformação polifásica. Foram identificados caracterizado dois episódios de mineralização de Cu (Pré-D1 e sin-D3) separados por uma trama formada em regime dúctil. As texturas reconhecidas para ambos episódios de mineralização são amplamente reconhecidas como formadas em regime rúptil sem relação genética com a trama dúctil. Dessa forma o ambiente em que se estabeleceu o depósito Salobo se aproxima da suma maioria dos depósitos IOCG pré-cambrianos.
Materia: IOCG - Iron Oxide Copper Gold
Petrografia
Microtectônica
Salobo
Carajás
Depósito Deformado
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRADO, E.B.G.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.