Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/5985
Tipo: Dissertação
Título: Uma equação para o cálculo do atrito entre fases em escoamentos turbulentos estratificados em tubulações circulares
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Paula Thamy Costantini
Orientador: Cruz, Daniel Onofre de Almeida
Resumo: O escoamento multifásico de fluidos está presente em diversas áreas da indústria. A modelagem desses escoamentos é, assim, imperativa para a engenharia. Na literatura, existem diversos métodos para o cálculo da perda de pressão em tais processos. Esses métodos envolvem os chamados fatores de atrito, parâmetros dependentes das condições do escoamento e das propriedades dos fluidos. O fator de atrito interfacial representa a tensão de atrito gerada pela interação entre fluidos, e é calculado atualmente através de correlações de caráter empírico, não descrevendo de forma satisfatória o fenômeno. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi introduzir uma nova correlação para o fator de atrito interfacial entre gás e líquido para escoamentos estratificados, baseada em considerações físicas que possa ser aplicada em uma gama maior de condições de escoamento. Comparações do modelo proposto com resultados experimentais mostraram boa concordância.
Resumo : Multiphase flows are present in several areas of the industry. Modeling these types of flow are, therefore, imperative to engineering. In literature, there are several methods to calculate friction pressure losses in such processes. These methods involve friction factors, parameters that depend on flow conditions and fluid property. The interfacial friction factor represents the friction tension generated from the interaction between fluids, and it is currently calculated through empirical correlations that are not able to describe the physical phenomenon properly. Hence, the main goal of this work was to introduce a new correlation for the interfacial friction factor between gas and liquid for stratified flows, based on physical considerations and that can be applied in a wider range of flow conditions. Comparisons of the proposed model with experimental results showed good agreement.
Palavras-chave: Tubulações
Escoamento multifásico
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOS
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/5985
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