Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6001
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Comparação entre as técnicas de irradiação de corpo total e irradiação total de medula em um acelerador linear clínico em relação à toxicidade radiológica
Autor(es)/Inventor(es): Xavier Filho, Joel Marques
Orientador: Batista, Delano Valdivino Santos
Coorientador: Rosa, Luiz Antonio Ribeiro da
Resumo: A Irradiação de Corpo Total é uma técnica especial de radioterapia utilizada em pacientes que serão submetidos a transplantes de medula óssea, com o objetivo principal de obter uma imunossupressão de modo que não ocorra rejeição das células doadas. A Irradiação Total de Medula é uma evolução deste tratamento, que tem como objetivo somente irradiar estruturas ósseas dos pacientes, evitando assim diversos efeitos colaterais provenientes da técnica de Irradiação de Corpo Total. Este trabalho teve como principais objetivos: avaliar todas as grandezas dosimétricas relevantes para a implementação da técnica de Irradiação de Corpo Total e comparar as distribuições de doses obtidas em planejamentos de tratamentos das duas técnicas, realizando testes de ponta a ponta utilizando um simulador antropomórfico. Os resultados das medições das grandezas dosimétricas permitiram a criação de uma planilha que permite o cálculo manual de unidades monitoras utilizadas em tratamentos de TBI. A comparação das distribuições de dose e os resultados obtidos nos testes de ponta a ponta permitiram verificar que o TMI consegue poupar tecidos saudáveis que não necessitariam ser irradiados, como pulmões, cérebro e alças intestinais.
Palavras-chave: Radioterapia
Radiometria
Terceiro molar
Dosimetria
Termoluminescência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DAS PARTICULAS ELEMENTARES E CAMPOS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Joel_Final.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.