Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/602
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O patrocínio cultural como ferramenta de construção de marcas: hoje e no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Silva, Helena do Amaral Lins Ramos
Advisor: Cardoso, Monica Machado
Abstract: Análise e discussão da importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca e da relação entre a ascensão do patrocínio cultural e o papel da marca como o principal diferencial competitivo de produtos e serviços. O patrocínio cultural é potencial criador de relações afetivas entre os consumidores e promove uma maior visibilidade à marca, aproximando-a do seu público-alvo. O projeto cultural, ao valorizar a identidade da marca patrocinadora, também faz com que a empresa seja vista como socialmente responsável e possibilita a comunicação com segmentos de mercado específicos. O patrocínio cultural vem se destacando como uma importante ferramenta de comunicação no mix de marketing. As práticas de patrocínio cultural devem estar atreladas às estratégias de marketing das empresas patrocinadoras. Pretende-se mostrar não só os seus benefícios, mas também os riscos de uma decisão pouco cuidadosa ou apenas interessada nos benefícios fiscais. Considera-se a legislação relativa a incentivo à cultura.
Keywords: Patrocínio cultural
Marca
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Jun-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Helena do Amaral Lins Ramos. A importância do patrocínio cultural como ferramenta de construção de marca: hoje e no Brasil. 2005. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSilva.pdf454,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.