Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6024
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Plataforma online para auxílio nas definições de restrições de proteção radiológica em pacientes de iodoterapia.
Autor(es)/Inventor(es): Castelo, João Henrique Martins
Tutor: Bonifacio, Daniel Alexandre Baptista
Resumen: A realização de terapias com fontes radioativas não-seladas, como o 131I, deve levar em conta a proteção radiológica durante todo o procedimento, desde o preparo do radiofármaco à alta do paciente. A Norma 3.05 da Comissão Nacional de Energia Nuclear aponta valores de taxa de dose a dois metros do paciente como indicador de alta do paciente. Todavia, não consta nesta norma indicações de restrições após a alta, em termos de tempo e distância do paciente a membros da família, ao público em geral, as crianças ou a colegas de trabalho. A intenção da CNEN 3.05 de dar liberdade ao supervisor de radioproteção, pois os pacientes submetidos a iodoterapia possuem características socioeconômicas bem diversificadas, gera uma não uniformidade no fluxo de liberação. Neste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma disponível via web, para auxílio do supervisor de radioproteção nas definições de restrições proteção radiológica em pacientes de iodoterapia, levando em conta a meia-vida efetiva do radiofármaco, dependente da resposta fisiológica do paciente, e detalhes de sua rotina social. A plataforma foi implementada em linguagem Python, validada seguindo as recomendações da NRC 8.39 e acrescidas novas metodologias ao cálculo já existente. A ampla utilização da plataforma proporcionará uma base de dados multiparamétrica relacionada à terapia com 131I. Tais informações poderão fornecer diretrizes para as políticas de saúde pública e auxiliar órgãos regulatórios e normativos brasileiros nas definições de restrições deste procedimento.
Materia: Radioterapia
Medicina nuclear
Radioproteção
Tecnologias em Saúde
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 31-ene-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física Médica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PLATAFORMAONLINEPARAAUXILIO_TCC_JOAOCASTELO.pdf955.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.