Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6036
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Utilização de compostos tipo hidrotalcita como precursores de catalisadores para hidrotratamento da fração diesel
Autor(es)/Inventor(es): Micha, Renan Neves
Tutor: Faro Junior, Arnaldo da Costa
Tutor : Palacio Santos, Luz Amparo
Resumen: Neste estudo foram sintetizados catalisadores mássicos NiMo com a introdução de Mn como diluente para controlar o valor da relação Ni/Mo no sulfeto final. Para atingir este objetivo, utilizaram-se como precursores materiais tipo hidrotalcita, com tereftalato como ânion de compensação, de fórmula geral (NiyMn1-y)1-xAlx(OH)2(C8H4O4)x/2.nH2O. Seis hidrotalcitas foram sintetizadas com x = 0,6. O valor de y foi variado entre 0 e 1 com passo de 0,2. Estes sólidos foram submetidos a troca-iônica com heptamolibdato, calcinados, sulfetados e testados cataliticamente com carga modelo simulando os derivados sulfurados (dibenzotiofeno) e aromáticos (tetralina) no diesel. Foram obtidas hidrotalcitas bimétalicas de Ni e Al, e hidrotalcitas trimetálicas pelo método de coprecipitação em pH controlado a baixa supersaturação. O processo de troca iônica foi satisfatório na troca do ânion interlamelar, porém houve precipitação da fase MnMoO4.H2O na síntese dos materiais contendo Mn. A calcinação dos materiais trocados conduziu a formação das fases β-NiMoO4 e α-MnMoO4 para os sólidos com Mn e fase mal cristalizada de β-NiMoO4 para o sólido sem Mn. A presença do Mn afetou as propriedades texturais, reduzindo o volume médio de poros e concentrando os poros na faixa de mesoporos, entre 10-100 Å em comparação com o material isento de Mn. A atividade HDS e a rota de hidrogenação prévia do anel foram ligeiramente superiores às de catalisador suportado NiMo/Al2O3, porém, a atividade de HDA foi pouco inferior. Os catalisadores de NiMnMo foram menos ativos do que os de NiMo, provavelmente devido à formação de uma fase mista de Mo e Mn.
Materia: Hidrotratamento de diesel
Catalisadores
Hidrotalcita
Petróleo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-ago-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Renan Neves Micha.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.