Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6048
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização estrutural e físico-química dos biossurfactantes produzidos por uma cepa de Burkholderia kururiensis obtida por engenharia metabólica
Autor(es)/Inventor(es): Mariano, Danielly Chagas de Oliveira
Orientador: Freire, Denise Maria Guimarães
Resumo: Biossurfactantes são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem caráter hidrofóbico e hidrofílico. Por apresentarem este comportamento, podem diminuir a tensão superficial e interfacial, além de formarem emulsões. Substratos oriundos de fontes renováveis apresentam-se como alternativas enconomicamente e ecologicamente interessantes para a produção destes compostos. Neste trabalho foi utilizado um hospedeiro heterólogo, B. kururiensis KP23T, a cepa LMM21, contendo genes oriundos de P. aeruginosa PAO1 responsáveis pela produção de mono-raminolipídeos. Este biossurfactantes, produzidos em meio de cultivo (MSP) utilizando como fonte de carbono o glicerol foram caracterizados físico-química e estruturalmente. Além disso, foram empregados diferentes óleos como fontes de carbono ao meio de cultivo (MSP), visando observar a produção de biossurfactantes em função dos substratos utilizados.
Palavras-chave: Biossurfactantes
Surfactantes
Emulsões
Petróleo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Out-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danielly Chagas de Oliveira Mariano.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.