Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6057
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Separação e isolamento de acilgliceróis do Biodiesel por Extração em Fase Sólida (EFS) e caracterização por Cromatografia
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Thiago Carvalho
Orientador: Azevedo, Débora de Almeida
Coorientador: d’Avila, Luiz Antonio
Coorientador: Andrade, Débora França de
Resumo: Durante a reação de transesterificação de óleos vegetais para a produção do biodiesel, ocorre a formação de acilgliceróis (intermediários de reação). Além destes intermediários, os triacilgliceróis (TAG) não reagidos também podem contaminar o produto final. A presença de monoacilgliceróis (MAG), diacilgliceróis (DAG) e TAG no biodiesel pode levar a problemas operacionais severos quando utilizados em motores de combustão, incluindo a formação de depósitos no motor e o entupimento de filtros. Com o aumento da produção e consumo do biodiesel, é necessário o controle de qualidade para garantir um bom produto ao consumidor. Desta forma, especificações estão sendo adotadas de modo a assegurar a qualidade do biodiesel produzido. Porém, há a necessidade de se desenvolver técnicas mais rápidas, mais precisas e mais baratas, para que o controle seja extensivo e acessível, pois desta forma a garantia e a credibilidade sobre o produto será atestada. No presente projeto, utilizaram-se cinco diferentes óleos vegetais (milho, canola, soja, algodão e girassol) para a obtenção de produtos de transesterificação de alta e baixa conversão. Utilizou-se a técnica de ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN ¹H) para a determinação da conversão nos produtos de transesterificação obtidos. Esses produtos foram analisados por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e por cromatografia em fase gasosa (CG). A técnica de extração em fase sólida (EFS) foi empregada para a separação e obtenção de frações enriquecidas em ésteres metílicos de ácidos graxos (EsMAG) e em MAG, DAG e TAG. As frações obtidas por EFS foram analisadas por CG (ASTM D 6584, 2010 a) e por CLAE. Foi possível evidenciar as diferenças de composição, por CLAE e CG, dos principais constituintes do biodiesel (EsMAG, MAG, DAG e TAG) quando analisamos os produtos de transesterificação de alta e baixa conversão. Além disso, as técnicas de CLAE e CG também foram empregadas para a avaliação da composição das frações obtidas através da EFS. A CLAE e a CG se mostraram adequadas para a avaliação da composição dos produtos de transesterificação obtidos com diferentes graus de conversão e, portanto, diferentes composições em cada classe (EsMAG, MAG, DAG e TAG).
Palavras-chave: Acilgliceróis
Biodiesel
Cromatografia
Extração em fase sólida
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Mar-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Carvalho Cardoso.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.