Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFabião, Aline Couri-
dc.contributor.authorSilva, Érika Lemos Pereira da-
dc.date.accessioned2019-01-10T15:13:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Érika Lemos Pereira da. Mediação cultural como experiência estética e prática artística. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/6079-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectEstética (Arte)pt_BR
dc.subjectCriação artísticapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleMediação cultural como experiência estética e prática artísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9702499349848505pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se baseia na hipótese que as mediações realizadas em instituições culturais possibilitam a experiência estética e a prática artística dos públicos, dos educadores e dos conjuntos de públicos e educadores. Desse modo, a pesquisa inicia buscando fundamentar teoricamente a mediação cultural, a experiência estética e a prática artística, defendendo que nas potências dos encontros entre públicos e programas educativos, podem acontecer atravessamentos e criações de sentidos e materialidades. Segue evidenciando o programa educativo “CCBB Educativo - Arte & Educação” e a exposição de artes visuais “Construções Sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros” como investigação das perspectivas teóricas. Por fim, apresenta os relatos das educadoras e dos educadores como vestígios empíricos das pesquisas teóricas acerca do tema central. Assim, a pesquisa surge de um enorme desejo em articular a teoria que aprendi no decorrer do ensino e pesquisa na História da Arte ao trabalho que realizei e realizo em programas educativos de museus e centros culturais de arte. É pautado por pesquisar educando e educar pesquisando, pois acredito fortemente que as investigações sobre a questão central surgiram nos cotidianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESilva.pdf898.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.