Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/6079
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fabião, Aline Couri | - |
dc.contributor.author | Silva, Érika Lemos Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T15:13:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érika Lemos Pereira da. Mediação cultural como experiência estética e prática artística. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/6079 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject | Estética (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Criação artística | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Mediação cultural como experiência estética e prática artística | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9702499349848505 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se baseia na hipótese que as mediações realizadas em instituições culturais possibilitam a experiência estética e a prática artística dos públicos, dos educadores e dos conjuntos de públicos e educadores. Desse modo, a pesquisa inicia buscando fundamentar teoricamente a mediação cultural, a experiência estética e a prática artística, defendendo que nas potências dos encontros entre públicos e programas educativos, podem acontecer atravessamentos e criações de sentidos e materialidades. Segue evidenciando o programa educativo “CCBB Educativo - Arte & Educação” e a exposição de artes visuais “Construções Sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros” como investigação das perspectivas teóricas. Por fim, apresenta os relatos das educadoras e dos educadores como vestígios empíricos das pesquisas teóricas acerca do tema central. Assim, a pesquisa surge de um enorme desejo em articular a teoria que aprendi no decorrer do ensino e pesquisa na História da Arte ao trabalho que realizei e realizo em programas educativos de museus e centros culturais de arte. É pautado por pesquisar educando e educar pesquisando, pois acredito fortemente que as investigações sobre a questão central surgiram nos cotidianos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESilva.pdf | 898.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.