Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6079
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mediação cultural como experiência estética e prática artística
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Érika Lemos Pereira da
Orientador: Fabião, Aline Couri
Resumo: Este trabalho se baseia na hipótese que as mediações realizadas em instituições culturais possibilitam a experiência estética e a prática artística dos públicos, dos educadores e dos conjuntos de públicos e educadores. Desse modo, a pesquisa inicia buscando fundamentar teoricamente a mediação cultural, a experiência estética e a prática artística, defendendo que nas potências dos encontros entre públicos e programas educativos, podem acontecer atravessamentos e criações de sentidos e materialidades. Segue evidenciando o programa educativo “CCBB Educativo - Arte & Educação” e a exposição de artes visuais “Construções Sensíveis: a experiência geométrica latino-americana na coleção Ella Fontanals-Cisneros” como investigação das perspectivas teóricas. Por fim, apresenta os relatos das educadoras e dos educadores como vestígios empíricos das pesquisas teóricas acerca do tema central. Assim, a pesquisa surge de um enorme desejo em articular a teoria que aprendi no decorrer do ensino e pesquisa na História da Arte ao trabalho que realizei e realizo em programas educativos de museus e centros culturais de arte. É pautado por pesquisar educando e educar pesquisando, pois acredito fortemente que as investigações sobre a questão central surgiram nos cotidianos.
Palavras-chave: Mediação cultural
Estética (Arte)
Criação artística
Memória
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Érika Lemos Pereira da. Mediação cultural como experiência estética e prática artística. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESilva.pdf898.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.