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Type: Dissertação
Title: O Colégio Pedro II e o ensino secundário brasileiro: 1930-1961
Author(s)/Inventor(s): Massunaga, Magda Rigaud Pantoja
Advisor: Fávero, Maria de Lourdes de Albuquerque
Abstract: Examina o Colégio Pedro II enquanto estabelecimento oficial padrão de ensino secundário no Brasil e as implicações deste patronato, particularmente no período entre 1930 e 1961. A preocupação com a uniformização do curso secundário foi uma constante no país desde os tempos do Império, dai a criação de um colégio para servir de padrão ou modelo aos demais. Contudo, as dimensões continentais do país e a grande diversidade econômica-cultural nela existente, juntamente com a acelerada expansão do ensino secundário iniciada nos anos 30, inviabilizaram na prática a almejada uniformização. Sendo o estabelecimento instituído para exercer o papel de modelo, o Pedro II contou com privilegiadas condições de funcionamento e atuação: recursos humanos e materiais capazes de assegurar um bom trabalho didático-pedagógico e também prerrogativas especiais, conferidas por lei e/ou por tradição, como a elaboração dos programas do ensino secundário a serem adotados em todo o país e a presença de seus catedráticos ou diretores em importantes instâncias técnico-administrativas relativas a ensino e educação.
Abstract: The aim of this work is to examine Pedro II School as the official institution designed to be the model for the secondary schools in Brazil, as well as its implications as a model during the period from 1930 to 1961. The effort to make secondary schools uniform dates back to the days of' the Empire; hence the creation of a school to serve as a model for all the others. However, Brazil' s great dimensions and variety of economic and cultural aspects, as well as the expansion of the number of secondary schools, made such uniformity impossible to be achieved. As a model institution , Pedro II School was given the adequate conditions to develop proper pedagogical work. It was also given such prerogatives as the elaboration of the teaching programs to be adopted by all of the secondary schools in the country and the presence of some of its members in official organs related to teaching and education.
Keywords: Educação
Relações humanas
Orientação educacional
Ensino médio
Colégio Pedro II
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 21-Jun-1989
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Educação

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