Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6099
Type: Dissertação
Title: Gerenciamento de potências usando um conversor modular em cascata para veículos elétricos com células a combustível
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Camila Barreto
Advisor: Rolim, Luís Guilherme Barbosa
Co-advisor: Lopes, Francisco da Costa
Abstract: Apresenta uma proposta de gerenciamento de potências baseada na Teoria da Potência Ativa e Reativa Instantânea (Teoria-pq) para aplicação em veículos movidos a células a combustível e veículos elétricos em geral. Usando uma topologia de conversor modular em cascata, mais de uma fonte de potência pode ser combinada com capacitores para fornecer potência ativa e reativa de maneira eficiente para acionar o motor elétrico. A estratégia de controle para separar as potências ativa (valor médio e oscilante) e reativa, assim como a regulação da tensão nos capacitores, são descritas. São mostrados resultados de simulação, que foram realizados para validar a estratégia de controle sugerida, e resultados experimentais usando um protótipo de topologia mínima e uma carga estática.
Abstract: Proposes a power management strategy based on pq-Theory for fuel cell and electric vehicle applications. Using a modular cascaded converter topology, more than one power source can be combined with capacitors to supply active and reactive power in an efficient manner to the electric motor. The control strategy to separate mean and oscillating active power and reactive power, as well as capacitors’ voltage regulation control, are described. Simulation results are shown to validate the control strategy. Experimental results using a minimal topology prototype and static load show the practical application of the control.
Keywords: Veículos elétricos
Células a combustível
Sistemas elétricos de potência
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Department : Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
865812.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.