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Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de potências usando um conversor modular em cascata para veículos elétricos com células a combustível
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Camila Barreto
Orientador: Rolim, Luís Guilherme Barbosa
Coorientador: Lopes, Francisco da Costa
Resumo: Apresenta uma proposta de gerenciamento de potências baseada na Teoria da Potência Ativa e Reativa Instantânea (Teoria-pq) para aplicação em veículos movidos a células a combustível e veículos elétricos em geral. Usando uma topologia de conversor modular em cascata, mais de uma fonte de potência pode ser combinada com capacitores para fornecer potência ativa e reativa de maneira eficiente para acionar o motor elétrico. A estratégia de controle para separar as potências ativa (valor médio e oscilante) e reativa, assim como a regulação da tensão nos capacitores, são descritas. São mostrados resultados de simulação, que foram realizados para validar a estratégia de controle sugerida, e resultados experimentais usando um protótipo de topologia mínima e uma carga estática.
Resumo: Proposes a power management strategy based on pq-Theory for fuel cell and electric vehicle applications. Using a modular cascaded converter topology, more than one power source can be combined with capacitors to supply active and reactive power in an efficient manner to the electric motor. The control strategy to separate mean and oscillating active power and reactive power, as well as capacitors’ voltage regulation control, are described. Simulation results are shown to validate the control strategy. Experimental results using a minimal topology prototype and static load show the practical application of the control.
Palavras-chave: Veículos elétricos
Células a combustível
Sistemas elétricos de potência
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

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