Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/611
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Deslocando fronteiras: a importância do referencial global e local na criação publicitária
Author(s)/Inventor(s): Toledo, Julia Pinho de
Advisor: Strozenberg, Ilana
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar e questionar o papel da referência cultural regional e global no processo criativo publicitário na atualidade, quando as fronteiras nacionais estão cada vez mais tênues. Com essa suavização do papel do nacional na formação do indivíduo, percebe-se que outras referências estão ganhando destaque na construção da sua identidade, como as identificações segmentais, por grupo, gostos pessoais e afins. Para fazer essa reflexão, é analisado o processo criativo dentro da propaganda, o estabelecimento de novos parâmetros identitários em níveis globais e a posição do mercado publicitário quanto ao deslocamento dessas fronteiras geográficas e o que isso representa em termos criativos e de mercado de trabalho.
Keywords: Publicidade
Globalização
Identidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jun-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TOLEDO, Julia Pinho de. Deslocando fronteiras: a importância do referencial global e local na criação publicitária. 2006. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JToledo.pdf762,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.