Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/611
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Deslocando fronteiras: a importância do referencial global e local na criação publicitária
Autor(es)/Inventor(es): Toledo, Julia Pinho de
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar e questionar o papel da referência cultural regional e global no processo criativo publicitário na atualidade, quando as fronteiras nacionais estão cada vez mais tênues. Com essa suavização do papel do nacional na formação do indivíduo, percebe-se que outras referências estão ganhando destaque na construção da sua identidade, como as identificações segmentais, por grupo, gostos pessoais e afins. Para fazer essa reflexão, é analisado o processo criativo dentro da propaganda, o estabelecimento de novos parâmetros identitários em níveis globais e a posição do mercado publicitário quanto ao deslocamento dessas fronteiras geográficas e o que isso representa em termos criativos e de mercado de trabalho.
Palavras-chave: Publicidade
Globalização
Identidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOLEDO, Julia Pinho de. Deslocando fronteiras: a importância do referencial global e local na criação publicitária. 2006. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JToledo.pdf762.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.