Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6129
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A agricultura familiar como instrumento de luta contra o avanço do agronegócio no estado do Pará
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Ludmila Coelho de Souza
Orientador: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumo: Análise sócio-jurídica sobre a agricultura familiar como um efetivo instrumento de luta contra o avanço do capital agrícola, representado pelo Agronegócio, no Estado do Pará. O estudo foi realizado através de anterior pesquisa de campo em três locais: Assentamento Abril Vermelho, Acampamento Chico Mendes e Assentamento Benedito Alves Bandeira, com a posterior sistematização dos temas que foram discutidos, em consonância com o material bibliográfico. Buscou-se verificar de que forma as lideranças patronais do agronegócio entravam o desenvolvimento da agricultura familiar, marginalizando e vulnerabilizando o campesinato rural, destacando a importância do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem-Terra nesse processo. Também foi compreendida a oposição entre a modernização agrícola, insustentável ecologicamente, que envenena o consumidor da produção e destrói o bioma amazônico, e a agricultura familiar campesina, terreno fértil para o desenvolvimento de atividades economicamente sustentáveis, sobretudo capazes de enfrentar o modelo do agronegócio no Estado do Pará.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Desenvolvimento Sustentável
Reforma agrária
Pará
Direito agrário
Family agriculture
Sustainable development
Land reform
Agricultural law
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITOS ESPECIAIS
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARROS, Ludmila Coelho de Souza. A agricultura familiar como instrumento de luta contra o avanço do agronegócio no estado do Pará. 2018. 94 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCSBarros.pdf3.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.