Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6157
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A superação do debate teórico entre universalismo, relativismo cultural e multiculturalismo à luz de uma visão complexa dos direitos humanos
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Victor Giusti de
Tutor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Resumen: A aplicação universal dos direitos humanos tem sido uma aspiração consideravelmente hegemônica da comunidade internacional desde meados do século XX, contudo, os processos de globalização e interação entre as culturas passaram a oferecer resistência a este projeto. Deste modo, o universalismo, o relativismo cultural e o multiculturalismo tem se relacionado de forma combativa ao longo das últimas décadas, consubstanciando obstáculo à criação de uma cultura uniforme de direitos humanos. Diante deste cenário, busca-se apresentar uma teoria capaz de ser utilizada para a superação da problemática evidenciada. A pesquisa, portanto, descreve os conceitos e fundamentos que permeiam os posicionamentos em conflito, analisa-os qualitativamente e, a partir do método dialético, apresenta como síntese a visão complexa dos direitos humanos, que opera a partir de uma racionalidade de resistência e consubstancia práticas interculturais. Com apoio bibliográfico e documental, apresenta-se uma teoria a partir da qual se mostra possível alcançar um ambiente de diálogo construtivo e que traduza os reais anseios da sociedade global.
Materia: Direitos Humanos
Direito Internacional Público
Aspectos culturais
Multiculturalismo
Human Rights
International Public Law
Cultural aspects
Multiculturalism
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CASTRO, Victor Giusti de. A superação do debate teórico entre universalismo, relativismo cultural e multiculturalismo à luz de uma visão complexa dos direitos humanos. 2018. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VGCastro.pdf423.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.