Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6169
Type: Dissertação
Title: Irmãs de samba: um breve estudo dos papéis femininos na Escola de Samba
Author(s)/Inventor(s): Martins, Lúcia Maria
Advisor: Barbosa, Guilherme Sias
Abstract: Desde as primeiras décadas deste século as mulheres tiveram uma atuação significativa na história do samba no Rio de Janeiro. Esta pesquisa traz, como tema central, os papéis femininos historicamente relevantes no universo da Escola de Samba. A condição feminina neste contexto cultural revela funções e representações que permitem a releitura do processo histórico de formação e transformação dessas agremiações carnavalescas. Relações importantes entre o mundo quotidiano e o das festas, o mundo do trabalho e o desfile das escolas, a rotina e o ritual, a vida e o sonho, que apontam para espaços constituídos de significação como a "casa das tias" e o "barracão de carnaval" e que preparam para o grande cenário do desfile. Através de seu trabalho a mulher multiplica e transforma seus papéis: formar, sustentar, executar, idealizar e administrar uma Escola de Samba. É uma história extensa onde se completam o fazer quotidiano e o artístico. Nessa gramática de diferentes espaços e atores conjuga-se o popular e o erudito permeados pela música, dança, religiosidade, teatro e plasticidade Após quase um século de história a Escola de Samba se tornou um veículo de permanência e mudança, uma manifestação que alia tradição, mediação e transformação.
Abstract: Since the first decades of this century, women have taken prominent part in the history of Samba in Rio de Janeiro. The gist of this research are the historically relevant female roles in the universe of the samba schools. The condition of women in this cultural context reveals functions and images that make it possible to find other meanings for the historical process of creation and transformation of these samba schools. Significant relations between the world of daily activities and the world of partying, the world of labor and the samba school parade, routine and ritual, life and dream lead to meaninful spaces such as the home of the "Tias" and the "barracão", which prepare for the magnificent parade. Through her work, the woman multiplies and transforms her roles by creating, supporting, planning, executing and managing a samba school. It is a long history where daily activities and art mingle. In this context of different spaces and participants the popular and the erudite are put together and permeated with music, dancing, religion and theatrical plasticity. In about a century of history, the samba school has served as a vehicle of continuity and change, a form of art which associates tradition, mediation and transformation.
Keywords: Mulheres
Escolas de samba
Rio de Janeiro (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-1998
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
455889.pdf25,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.