Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6243
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comida e prazer: o lugar da gastronomia nos desejos do homem comtemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Habib, Mateus Penna Carneiro
Tutor: Perelson, Simone
Resumen: Discute as noções humanas de prazer relacionadas aos campos da alimentação e gastronomia. Investigo a gênese da sexualidade humana ao pesquisar a inauguração do prazer oral durante a amamentação segundo as teorias psicanalíticas de Freud e parto para um mergulho detalhado na mudança de eixo entre as subjetividades modernas e contemporânea para, debruçado sobre a segunda, em sua condição espetacularizada em plena era digital, examinar os limites do prazer ligado à alimentação. O projeto de pesquisa inclui, ainda, uma reflexão acerca do futuro da alimentação, visto que, consequência da voraz indústria capitalista de alimentos industrializados e ultra-apressados, a saúde humana está cada vez mais prejudicada, enquanto a comida caseira, a comida de verdade, perde seu lugar à mesa. Uma coisa, porém, é certa: o prazer de comer nunca sairá de cena.
Materia: Gastronomia
Comportamento alimentar
Contemporaneidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : HABIB, Mateus Penna Carneiro. Comida e prazer: o lugar da gastronomia nos desejos do homem contemporâneo. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MHabib.pdf522.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.