Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6255
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A identidade cultural no futebol globalização: Barcelona, Athelic Bilbao e a manutenção das raízes culturais
Autor(es)/Inventor(es): Maia, Renato Senna
Tutor: Barbosa, Gabriel Collares
Resumen: Demonstra como o futebol está sendo afetado pelo processo de globalização. O objetivo deste trabalho é mostrar que há alternativas melhores do futebol brasileiro se modernizar, porém sem perder sua identidade, se inspirando no Barcelona e no Athletic Bilbao, que têm fortes ligações com a Catalunha e o País Basco, respectivamente. O trabalho faz uma análise da evolução do conceito de cultura, da questão da crise da identidade no mundo pós-moderno, das identidades nacionais e da tensão entre o local e o global no mundo globalizado. A partir disto, o trabalho mostra como a globalização tem afetado o futebol e como Barcelona e Athletic têm mantido suas raízes culturais apesar de haver uma tendência de perda de identidade nacional nas equipes de futebol atualmente.
Materia: Identidade cultural
Futebol
Aspectos culturais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MAIA, Renato Senna. A identidade cultural no futebol globalização: Barcelona, Athelic Bilbao e a manutenção das raízes culturais. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSenna.pdf823.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.