Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/6255
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A identidade cultural no futebol globalização: Barcelona, Athelic Bilbao e a manutenção das raízes culturais
Autor(es)/Inventor(es): Maia, Renato Senna
Orientador: Barbosa, Gabriel Collares
Resumo: Demonstra como o futebol está sendo afetado pelo processo de globalização. O objetivo deste trabalho é mostrar que há alternativas melhores do futebol brasileiro se modernizar, porém sem perder sua identidade, se inspirando no Barcelona e no Athletic Bilbao, que têm fortes ligações com a Catalunha e o País Basco, respectivamente. O trabalho faz uma análise da evolução do conceito de cultura, da questão da crise da identidade no mundo pós-moderno, das identidades nacionais e da tensão entre o local e o global no mundo globalizado. A partir disto, o trabalho mostra como a globalização tem afetado o futebol e como Barcelona e Athletic têm mantido suas raízes culturais apesar de haver uma tendência de perda de identidade nacional nas equipes de futebol atualmente.
Palavras-chave: Identidade cultural
Futebol
Aspectos culturais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MAIA, Renato Senna. A identidade cultural no futebol globalização: Barcelona, Athelic Bilbao e a manutenção das raízes culturais. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSenna.pdf823.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.