Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/6261
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Água: como lidar com esse recurso nos dias atuais
Author(s)/Inventor(s): Mendez, Érica Andrade Carvalho
Advisor: Afonso, Júlio Carlos
Abstract: Esta monografia tem por objetivo dar um panorama geral da situação atual dos recursos hídricos, indo desde a sua caracterização como substancia até como lidar com a escassez desse recurso na sala de aula. A água é composta por dois átomos de hidrogênio de um de oxigênio ligados covalentemente. Em condições ambientes é um liquido incolor, inodoro e insípido; congela a 0 ºC e ferve a 100 ºC a pressão de 1 atm; ela pode ser encontrada em abundância na natureza nos três estados físicos da matéria. De toda água encontrada, somente 1 % é própria para o consumo humano e está distribuída de forma desigual: onde há uma elevada e crescente concentração demográfica, há menos água potável disponível. A poluição das fontes faz com que se aumente essa escassez. Por causa desse quadro, pode haver conflitos no futuro. Uma solução aparente para a escassez é a utilização das águas subterrâneas que, a principio, está livre de contaminações e é um recurso muito mais conservador, já que são recarregadas com a manutenção do ciclo hidrológico, porém este está se alterando devido às constantes alterações climáticas. A química da água é única: é um bom solvente, tem a capacidade de reagir com solutos produzindo soluções ácidas, neutras e alcalinas; altera a cinética das reações e pode ser utilizada como insumo e reagente. Devido a essa capacidade de interação com outras substancias, a água encontrada na natureza, e até aquela produzida em laboratório, pode ter vários graus de pureza. O brasileiro precisa estar cada vez mais consciente de que a água é um recurso finito e que precisa ser conservado, reutilizado e empregado com critério; prova disso são as leis e normas que especificam como essas atividades devem ser realizadas. Dentro desse contexto, a escola tem um papel fundamental na conscientização dos alunos de que melhor ainda do que reciclá-la e reutilizá-la, é reduzir a quantidade de água utilizada nas mais diversas atividades dentro e fora da sala de aula.
Keywords: Água
Meio ambiente
Recursos hídricos
Sustentabilidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA
Department : Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Jul-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Érica Andrade Carvalho Mendez.pdf725,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.