Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/6268
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
Autor(es)/Inventor(es): | Britto, Fabiano de Bonis de |
Tutor: | Afonso, Júlio Carlos |
Resumen: | Todos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU. |
Materia: | Educação ambiental Tratamento de resíduos Reciclagem Resíduos sólidos |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL |
Unidade de producción: | Instituto de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 14-jul-2009 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiano de Bonis de Britto.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.