Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6311
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise da porosidade em arenitos pouco consolidados e deformados (Formação Resende, Bacia de Volta Redonda), utilizando dados de microtomografia computadorizada
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Lucas Henrique Batista da
Tutor: Perosi, Fábio André
Tutor : Vogel, Suelen do Nascimento
Resumen: A caracterização de rochas por meio da microtomografia de raios-X constitui-se uma técnica de análise digital para o estudo espacial de estruturas e feições geológicas. Para rochas porosas, a distinção mineral e de espaços vazios é de fácil realização, atinente à distinção da atenuação dos raios-X irradiados, fornecendo a partir de modelos tridimensionais análises estruturais e texturais acerca da densidade de grãos, granulometria, porosidade e estrutura de grãos e de poros. A Formação Resende é uma unidade estratigráfica pertencente à bacia de Volta Redonda (RJ) caracterizada por arenitos feldspáticos pouco consolidados intercalados com lamitos esverdeados, e seus depósitos encontram-se moderadamente a intensamente deformados. A diversa expressão de estruturas tectônicas condiciona os aspectos permoporosos das rochas, sendo assim, a Fomação Resende corresponde ao principal aquífero regional. Através da micromotomografia de raios-X realizada em plugs confeccionados a partir de blocos de arenitos da Formação Resende, que apresenta distintos estágios de deformação rúptil, o presente estudo arrazoa uma análise acerca dos efeitos da deformação sobre a porosidade em arenitos pouco consolidados e deformados. Foram 8 plugs avaliados no total, confeccionados a partir de 3 blocos de rocha deformada, 2 blocos foram retirados de uma zona de falha (F1#3A; F1#3B) e 1 bloco retirado em meio a uma zona de deformação (BD#2). É possível identificar nos plugs, faixas distintas que apresentam maior densidade, maior compactação, redução de granulometria e redução de porosidade, caraterizadas como bandas de deformação. Outras feições como orientação de grãos e de poros foram também observadas. Plugs retirados em zonas com menor deformação apresentam menores reduções de porosidade e granulometria. Medidas de porosidade foram realizadas a partir da segmentação do volume poroso e do volume da matriz. O arranjo espacial das estruturas permitiu realizar medidas qualitativas e quantitativas, mais seguras, de porosidade, e até realizá-las em porções específicas, caracterizando as heterogeneidades petrofísicas da rocha.
Materia: Arenitos pouco consolidados
Formação Resende
Microtomografia computadorizada
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, L.H.B.pdf8.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.