Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/6320
Especie: Dissertação
Título : Análise do comportamento de um rejeito de minério de ferro no estado do regime permanente
Autor(es)/Inventor(es): Telles, Ana Cláudia de Mattos
Tutor: Barbosa, Maria Claudia
Tutor : Becker, Leonardo De Bona
Resumen: Neste trabalho foi realizada uma série de ensaios triaxiais drenados e não drenados para a determinação da linha de regime permanente de um rejeito de minério de ferro. A partir dos resultados obtidos foi possível determinar os parâmetros de estado dos corpos de prova e avaliar sua influência no comportamento do material. Para análise quanto à instabilidade/liquefação do rejeito submetido e carregamento monotômico não drenado, foram determinadas a linha de colapso definida por SLADEN et al. (1985), a relação entre a linha de instabilidade e o parâmetro de estado, e a relação entre o índice de fragilidade não drenada e o parâmetro de estado a partir das análises dos ensaios realizados para estre trabalho e por FÓREZ (2015). Os resultados foram ainda extensivamente comparados com diversos materiais encontrados na literatura, inclusive outros rejeitos provenientes da mineração brasileira.
Resumen: A series of drained and undrained triaxial standard testshave been carried out todetermine the steady state line (SSL) of an iron tailing. The resultsallowed determining thestateparameters of the specimens and evaluatingits influenceon the material behavior. To analyse the instability/liquefactionbehavior ofthis iron tailing when subjected to a monotonic undrainedload, the collapse line and the state parameter, and therelationship between the undrained brittlenessindex and the state parameter were determined. The results were extensivelycomparedtomany others materials presented inthe literature, including other Brazilian tailings.
Materia: Engenharia civil
Minério de ferro
Mecânica dos solos
Materia CNPq: Geotécnica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
867789.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.